Coração de Servo?!

Vivemos um momento em que se tenta incentivar cada vez mais pessoas a agir espontaneamente em favor de causas não somente pessoais, promovendo de alguma forma o bem ao próximo e a sociedade.

É interessante pensarmos na importância que o voluntariado e toda ação espontânea , tem para a construção de um bem estar. O que esse princípio pode acrescentar a nós como cristãos? É importante entendermos que a verdadeira espontaneidade se desenvolve sem intervenção humana, mas através de uma conscientização e posição pessoal, caso contrário não seria algo espontâneo mas coagido. Sendo assim devemos começar pensando no significado de cristianismo a todos nós. Porque somos cristãos?

Jesus nunca coagiu, pressionou ou ameaçou com a intenção de conseguir algo de seus discípulos, pelo contrário, Jesus tinha uma PROPOSTA CLARA de vida e aqueles que se identificaram com ela renunciaram suas vidas e o seguiram espontaneamente. Em Mateus 4.19 Jesus diz: “Vinde após mim E Eu vos farei pescadores de homens…” , é muito importante entendermos que primeiramente você tem que ser espontâneo no SEGUIR a Cristo. Os primeiros discípulos de Jesus não o seguiram por medo do inferno, mas porque entenderam sua proposta, o seguir a Jesus significaria se tornar um ganhador de almas para Deus. Se nosso seguir a Cristo não se fundamenta no entendimento e na disposição de viver sua proposta, devemos analisar o que tem nos segurado presos nos bancos da igreja, se não for a proposta de Cristo pode ser a disposição humana em se justificar diante de Deus, o que chamamos de religiosidade, uma confissão apática e estéril, uma vida religiosa cheia de propostas pessoais e poucos propostas divinas. Por que temos seguido a Cristo?

O seguir, naturalmente nos leva a servir a Cristo, ação essa que também deve ser espontânea para que tenha o verdadeiro significado e poder de impacto. A palavra ministério tem ganhado muito “status” ultimamente, e ingressar ao ministério pode significar ingressar a uma classe de homens pertencentes a uma realeza dominante, a lugares e posições especiais, longe da miséria e das aflições que as pessoas vivem, porém, esta palavra tem um significado simples e esquecido: “SERVIÇO” Quem deseja participar do ministério cristão tem que desejar espontaneamente trabalhar e servir a todos quantos puderem ser servidos. 1 Pedro 5.2 diz: “ Pastoreai o rebanho que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer…”, em algumas versões este capítulo traz o título “Graça significa serviço”, e antes que seja tarde precisamos entender que o ministério cristão é para todos e temos que servir a Cristo, não por constrangimento causado por pessoas, líderes eclesiásticos, amigos, familiares, mas espontaneamente, por que é assim que Deus quer. Davi dando as últimas instruções a Salomão diz: “ … conhece o Deus de teu Pai, e serve-o de coração íntegro e alma voluntária, porque o Senhor esquadrinha todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos…” 2 Crônicas 28.9. Será que temos sido bons servos, ou temos buscado ser bem servido no reino de Deus? Quando faz algo, intimamente espera o reconhecimento de quem? O que tem feito de prático quanto a servir ao próximo, aos irmãos, a igreja e a sociedade? Você só faz o que te pedem ou você presta atenção as necessidades que estão a sua volta? Oportunidades de servir não faltam… Talvez o que falta em nós é disposição e um coração de servo!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: