Igreja? Quem é essa?

Uma pergunta simples deveria ter uma resposta simples, e não seria diferente. A igreja é o funcionamento do corpo de Cristo.
E nós somos membros desse corpo, logo funcionamos como Igreja. A palavra “igreja” vem da palavra grega ekklesia, a qual significa “chamados para fora”, e foi aplicada, no grego secular primitivo, às pessoas “convocadas” com fim político ou outro, um tipo de assembléia municipal ou estadual. “Aplicada ao povo de Deus em Cristo, tendemos a pensar neles como “chamado” ou “convocado” pelo evangelho para esse funcionamento, o que é verdade; contudo, o conceito de “evangelho” não é inerente à palavra. O dicionário Aurélio diz: “Comunidade dos cristãos”. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé…” Esta é uma definição surpreendentemente boa, vindo de uma fonte “secular”. Primeiro e básico conselho: pense em um corpo quando você disser igreja. O qual Cristo (o poder de Deus) é a cabeça desse corpo (Efésios 1:22).

Ela reúne ou considera suas unidades com uma só coisa. “Igreja” não é algo à parte de seus santos. Cristo comprou a igreja morrendo na cruz por quaisquer e todos que vierem a ele para a remissão dos pecados (Atos 20:28). Ele pagou um alto preço por pessoas, para corrigir toda estrutura de injustiça. Ele purifica a igreja purificando essas pessoas, lavando-a com água viva pela palavra (Efésios 5:25-26). A igreja é composta de pessoas que mantêm um relacionamento aceitável com Deus através de Cristo; e este relacionamento é descrito por figuras diferentes.

Os santos são assemelhados a cidadãos de um reino (II Coríntios 5:20), com Cristo como Rei. Eles são comparados há uma família de muitos filhos semelhantes ao Pai, com Cristo como o irmão mais velho; com membros de um corpo, sendo Cristo a cabeça; com ramos, brotando da videira, Cristo; Como pedras viventes e sacerdócio real (I Pedro 2:4), construídas sobre Cristo, a fundação; etc. A figura do reino ressalta o “domínio”, “governo” e “senhorio” de Cristo; a figura da família ressalta características de família de Deus; o corpo, unidade (I Coríntios 12), Ramos têm que permanecer e dar fruto (Romanos 7:4); E Deus habita na casa construída sobre Cristo, todos aqueles que entram pela porta (Jesus Cristo, ele é a porta, Leia João 10).

“A igreja” é uma “irmandade” para um serviço, e não uma “igrejadade”. A igreja é uma agência salvadora de vidas. A igreja é composta de santos individuais lutando pela mesma causa, e não de congregações, pois as congregações são apenas ferramentas para o desenvolvimento do processo, deixando claro que é importantíssimo congregar, Hebreus 10:25 nos diz: “não deixemos de congregar, como é costume de alguns.

A igreja tem o poder (dinamus) de conduzir a criação para o lugar de onde ela jamais deveria ter saído, esse poder vem através da justiça de Cristo Jesus, e todas as coisas são posicionados, então os céus tocam a terra e a terra toca os céus, e surge um lindo jardim. Digo isso porque a Criação geme até hoje com dores de parto esperando a manifestação da igreja (filhos de Deus).

Particularmente tenho um grande desejo de ver a igreja funcionando em todas as esferas de influência da sociedade, verdadeiramente sendo a manifestação do Reino de Deus na terra.

Continuando a falar de igreja, quero relatar um pouco o que é ser umaigreja missional, é um termo “novo”, que não tem mais de 10 anos, mas quero usá-lo não como forma de doutrina, e sim como forma de reflexão.

Igreja missional é o que precisamos ser… Por quê?

Em Atos 1:8 nos diz: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

A igreja de Cristo Jesus não tem um evento de missões, a igreja de Cristo Jesus é a missão. Estamos em uma missão aqui na terra, uma missão de amor, levando compaixão, amor que se doa, fé e esperança para todas as pessoas em nossa volta. Pregar o evangelho não é simplesmente falar de Jesus, vai muito além de falar de Jesus. Tem a ver com encarnar a palavra de Deus, é aceitar as pessoas e não julgar, é amar ao próximo como a ti mesmo, é contagiar as pessoas com amor e compaixão, é vislumbrar e encarnar o Verbo (Jesus Cristo) no seu dia a dia 24 horas por dia, sete dias na semana. A igreja entende que a salvação não é um fim em si mesmo, a salvação é desenvolvida, e cumprindo aquela palavra que diz: “E receberei poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me eis testemunhas”.

Aqui claramente se entende que ser testemunha não é opcional, mas é uma conseqüência de estarmos cheios do Espírito Santo.

Ser igreja, ou corpo de Cristo é uma responsabilidade muito grande, é carregar consigo as boas novas do Reino de Deus, é ser um representante de Cristo aqui na terra (II Co. 5:20). Chega de viver uma vida dualista (vida na igreja / vida no mundo), é chegado à hora de viver um evangelho genuíno e adorar ao Pai em espírito e em verdade! Por uma revelação (Mateus 16:16) de quem Cristo é, foi edificada essa igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Precisamos viver a vontade de Deus (Romanos 12:2), precisamos ser transformados, precisamos verdadeiramente ser livres.

A “igreja” é gloriosa porque é a perfeição do plano de Deus para salvar todos que vierem a ele através de Jesus Cristo (Efésios 3).

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. (Romanos 16:25-27).

Maycon Barroco – Matéria para o Jornal Novo Caminho

Anúncios

Um pensamento sobre “Igreja? Quem é essa?

  1. Robert Foster disse:

    É isso. Entendi claramente o que é igreja e como ela precisa se movimentar, agora vem o mais difícil que é colocar em prática. Obrigado pelo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: